No inverno é muito importante tomar alguns cuidados com o organismo para prevenir o aparecimento de doenças que atacam o sistema respiratório, pois é nessa época do ano que aumenta os casos de gripes, alergias respiratórias, asmas bronquites e pneumonias.
Hoje vamos falar sobre a bronquite, depois faremos um post das outras doenças de inverno.
A bronquite é a inflamação dos brônquios, que são os canais que conduzem o ar até os alvéolos pulmonares e pode ter a causa por vírus ou bactérias.
Quando o interior dos brônquios pára de eliminar o muco presentes nas vias respiratórias e esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos.
A crise da bronquite pode ser aguda ou crônica, a diferença é no agravamento e na duração das crises, que podem ser curtas em intervalos de uma ou duas semanas, enquanto a crônica, não desaparece e piora pela manhã. Algumas manifestações podem ocorrer três meses ou mais durante dois anos consecutivos.
- Bronquite crônica: apresenta sintomas como tosse produtiva, catarro excessivo, falta de ar, dificuldades digestivas e excretoras. Uma medida importante para o tratamento é parar de fumar e não ficar em ambientes com pessoas que estejam fumando. Medicamentos brônquios dilatadores, antibióticos, mucoliticos e antiinflamatórios só devem ser prescritos por um médico depois de uma avaliação criteriosa.
E importante que os portadores de bronquite crônica sejam vacinados contra a gripe e contra a pneumonia.
- Bronquite aguda: apresenta sintomas como tosse que pode ser seca ou produtiva, febre alta constante, catarro em excesso e com aparência esverdeada ou amarelada e provoca calafrios repentinos. Como é uma doença auto-ilimitada, dura no máximo dez a quinze dias, e não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus. Uma boa hidratação e uso de vaporizadores, analgésicos e descongestionantes e evitar exposição aos fatores de riscos são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises.
O diagnostico leva em conta os sinais e sintomas e histórico e exame clínico do paciente. E em algumas situações a prova de função pulmonar ou espirometria ajuda a estabelecer o diagnóstico da doença.
Para se recuperar da bronquite é importante seguir algumas dicas como:
- Parar de fumar
- Beber bastante água, pois ela ajuda a diluir as secreções brônquicas e facilita a expectoração
- Lavar as mãos com freqüência
- Utilize máscara para se proteger contra inalações de elementos irritantes
- Evitar as pessoas que estejam resfriadas e gripadas ou com doenças transmissíveis por vias respiratórias.
- Evitar permanecer em ambientes com ar condicionado ou local em que tenha ar muito seco.
facebook
twitter
google+
fb share