verões quentes e secos. Os lugares mais freqüentes para encontrá-los são em solos secos, pedregosos, calcários e em terrenos áridos, por isso, cultivá-los não é necessário ter muitos cuidados, se pega facilmente.
As colheitas do alecrim devem ser realizadas antes de começar a florescer, é necessário cortar com cuidado os brotos e arrancar as folhas. Depois de colhido, as folhas devem ser armazenadas em locais bem ventilados para ter a secagem mais rápida.
O alecrim pode ser usado na culinária e em aplicações medicinais. As folhas devem ser guardadas em recipientes com tampas herméticas para mantê-los conservados e não perder suas propriedades, também é extraído um óleo essencial que possui componentes ativos como: terpenos, ácido tânico e aloés.
Na culinária usam-se as folhas frescas ou secas depende do gosto de cada pessoa, mas são mais comuns as folhas frescas, torna-se um condimento preferencialmente em quase todos os pratos, molhos, saladas, vegetais crus, para temperar peixes, aves, carnes de porco, em churrascos e em regimes dietéticos.
Em uso medicinal deve ser utilizada para combater casos de má digestão, redução dos gases intestinais, tosse, deglutição, catarros, febres, fortalecem a circulação por causa do efeito diurético, em casos de menstruação desregulada, é um relaxante muscular, também tem efeito em aplicações exteriores, em infusão e em caso de erupções cutâneas inflamadas e persistentes.
Faço uso direto em pratos,mais pelo paladar que dá ,não sabia que se usava na medicina . Como sempre vc dando show em tuas postagens informativas ,Parabéns miga sucesso sempre !!!!!
ResponderExcluirEu que agradeço Amiga pela elogios e pela sua visita.
ResponderExcluirBeijos e volte sempre!
Obrigada!