É importante ter variedades possíveis de alimentos, é recomendado ter uma horta bem suprida de hortaliças, legumes, frutas e temperos frescos. Alguns itens plantados podem nos surpreender pela qualidade e quantidade na produção, mas é importante saber escolher o quê cultivar, alguns alimentos são simples ao plantá-los e tem facilidade no desenvolvimento, evitam assim os desperdícios e preocupações com gastos.
Hoje vamos explicar como é o plantio e cultivo do alho.
A plantação do alho começa da seguinte maneira:
- Primeiro desmanche uma cabeça de alho, importante que seja saudável, coloque os dentes em um solo bem adubado e faça covas rasas de 3 cm cada e dê um espaçamento entre os pés de 20 cm em média, isso é o básico para se desenvolverem e não se enfraquecerem, também é indispensável usar um pouco de cinza para o fortalecimento dos pesinhos.
- Para o plantio de alho não é necessário um espaço grande, você pode improvisar os canteiros em jardineiras, vasos, caixotes ou até mesmo em bacias. Uma dica útil para quem tem dificuldade em ficar abaixados é usar telhas de amianto e montá-las sobre uma base de tijolos na altura da cintura, desta forma irá permiti-lo cuidar das plantas sem a necessidade de se curvar, evitando dores na coluna.
- Depois do plantio dos dentes, cada um se formará dando origem a uma nova cabeça. O alho leva um período para amadurecer levando aproximadamente cerca de seis meses para ser colhido. Quando a folhagem começar a amarelar já está na hora de colhê-los.
- O sol é um elemento vital ao longo do cultivo para o desenvolvimento das cabeças de alho. Importante dizer: é necessário observar a drenagem dos canteiros, o excesso de água provoca o apodrecimento das cabeças, então ao regá-los esteja sempre de olho para você ter sucesso no plantio, cultivo e na colheita de alho.
facebook
twitter
google+
fb share