Roer unhas pode causar alguns tipos de infecções e outros danos à saúde, os dedos podem levar até a boca, germes, vírus, fungos e bactérias, mas também podem ocorrer os desgastes nos esmaltes dos dentes, fragilizando-os em relação às cáries e outros tipos de doença bucal.
Este hábito de roer as unhas pode acabar com a beleza das unhas e das mãos. Isso é mais grave do que se imagina. É um ato compulsivo que se manifesta quando o individuo se encontra em situação de nervosismo, estresse, tédio, insegurança e timidez, sendo que até a falta de controlar seus próprios impulsos. Isso pode ser considerado um tipo de doença mental.
O hábito de roer unhas é chamada de onicofagia, na maioria das vezes passa despercebido pela pessoa, pois essa mania alivia bastante os níveis de ansiedade, eles mordem as unhas até chegar a se machucar e sangrar.
O tratamento é realizado por meio de terapia comportamental, assim o médico deve mostrar ao paciente que roer as unhas não é normal, e que pode acontecer lesões e se machucar, e sua obrigação é fazer com que o paciente veja o que está acontecendo, já que a vontade de roer as unhas é involuntária, por se desencadeado por excesso da ansiedade ou algum problema que possa estar acarretando essa mania.
Em alguns casos é necessário fazer o paciente tomar algum tipo de medicamento como os antidepressivos e antipsicóticos, para diminuir a ansiedade ou até uma substância com gosto ruim que deve usar nas unhas para assim conseqüentemente diminuir a vontade de roer-las e fazer o individuo largar esse hábito.
Procura um médico para tratar desta doença, que às vezes acaba sendo mais do que um simples fato de roer unhas. Mas sim, um sofrimento maior de ter os dedos machucados.
facebook
twitter
google+
fb share