O que há de novo?
Loading...


Dicas importantes para quem tem cabelos alisados, cacheados e crespos

A pauta de hoje é sobre cabelos alisados versus cabelos naturais. A meu ver não adianta nada a sociedade impor um padrão de beleza e querer que todos a sigam se aquele visual não o agradar. A frustração em seguir certos tipos de padrões pode deixar marcas complicadas de apagá-las. Não adianta dizer a pessoa para ela se afirmar e aprender a se aceitar, pois sempre vão existir aqueles que optam por outros estilos. A sua escolha deve ser aquela que faz bem para sua autoestima, então nada de apontar o dedo e dizer que natural é o certo ou o alisado é melhor. Nada disso! O melhor é aquele que você se olhe no espelho e diz: Eu estou linda. Eu me amo assim! 

Vamos às dicas:

A primeira dica é para todos os tipos de cabelos, sejam eles naturais, alisados, ondulados, cacheados e crespos. As hidratações são fundamentais para mantê-los fortes, bonitos e saudáveis. Os fios precisam constantemente repor água, vitaminas, nutrientes e aminoácidos, são esses componentes que fazem a diferença. Os nutrientes vão se perdendo ao longo do dia principalmente se as cutículas dos fios estiverem abertas. Por isso, é fundamental para a saúde dos seus cabelos manterem as cutículas bem seladas, além de segurar os nutrientes por mais tempo, eles terão mais brilho e balanço.

Quem tem os cabelos secos, ressecados, crespos e alisados precisam de mais dedicações e entender o que eles mais necessitam. Hoje em dia é difícil uma mulher não saber o que é cronograma capilar, contudo é você que deve diagnosticar o que realmente seu cabelo precisa se é hidratação, nutrição, reconstrução ou umectação. Essas etapas são essenciais para torná-los bonitos e saudáveis, também tem técnicas diferentes como No-poo, Low-poo e Co-wash, entre outras. Você precisa fazer testes com suas madeixas pra saber a melhor técnica usar.

Como cuidar dos cabelos crespos: 
Normalmente estes tipos são mais frágeis, quebram com facilidade e tem pouca elasticidade. Esses fios necessitam de hidratações e proteções mais intensas. Os cuidados devem ser redobrados e precisam ser bem rigorosos na hora das hidratações. A etapa de lavá-los é mais “perigosa”, então para quem abandonou o uso de shampoo com sulfato pula essa etapa.

O ingrediente existente no shampoo pode aumentar o ressecamento, porém ele ajuda a fazer uma boa higienização do couro cabeludo. Tudo tem solução, existem algumas dicas que pode amenizar esse efeito. Para quem não aderiu a técnica e ainda usa shampoo com sulfato deve estar ciente de usar somente no couro cabeludo com massagens circulares com as pontas dos dedos para higienizar bem a área, a espuma que escorre pelos fios já será o suficiente para limpeza, não deve esfregar as mãos sobre o comprimento e sim deslizá-las para não agredir a fibra capilar, você também pode optar em diluir o shampoo com pouco de água para amenizar o efeito do sulfato nos fios (essa é a minha técnica).

Coloque em uma cumbuca a quantidade de shampoo que você normalmente usa, acrescente água e misture para diluir, despeja o conteúdo no topo da cabeça e lava como citado acima, você vai notar a diferença. O shampoo precisa ter pH baixo e nunca se esqueça de usar condicionador no comprimento e pontas, ele ajuda a selar as cutículas e manter os fios hidratados por mais tempo.
O uso de creme leave-in e texturização são fundamentais para os cachos conseguir formas e ter mais maleabilidade, evita os frizz e ressecamentos, porém não exagera na dose para o cabelo não pesar. O excesso de creme no couro cabeludo pode acarretar caspas e queda, então faça sempre a higienização do couro cabeludo e mantém a raiz livres de resíduos.

Como cuidar dos cabelos cacheados: 
Os cabelos cacheados não precisam ser lavados diariamente, pode ser dias alternados, assim evita que eles fiquem ressecados. A técnica pode ser a mesma citada acima com os cabelos crespos. Os shampoos hidratantes são os mais indicados. As hidratações precisam ser intensificadas para mantê-los macios e brilhantes, duas vezes na semana já será o suficiente. E para ressaltar a beleza dos cachos, pode optar em secá-los com secador com difusor, lava os cabelos normalmente e ao finalizá-los use um ativador de cachos com proteção térmica, pode ser em creme ou em mousse e seque-os de baixo para cima, essa técnica deixará os cachos com efeito natural.

Como cuidar dos cabelos alisados: 
Esse tipo de cabelo precisa de tratamentos especiais. Não é aconselhável lavá-los diariamente, além de serem mais frágeis, os cabelos são danificados pelas químicas mais fortes, a lavagem dos fios podem eliminar a oleosidade natural tornando-os mais ressecados. Os shampoos devem ser específicos para cabelos quimicamente tratados e podem usar como citado acima, ao lavar os cabelos nunca se esqueça de usar condicionador no comprimento e pontas. É importante fazer o uso do cronograma capilar, pois essas máscaras capilares ajudam a manter a hidratação dos fios. A cauterização é essencial, pois irá repor os nutrientes perdidos por causa das químicas e deixar as cutículas bem seladas. Use protetor térmico ao fazer escova e chapinha, reparador de pontas com filtro solar para evitar a desidratação ao se expor ao sol.

Publicada em: 03/08/2015


0 comments:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.
Volte Sempre!



As informações fornecidas no Blog da Beleza Perfeita são para simples referência. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde e nada substitui a palavra de um especialista.
Copyright © 2009 a 2024 Todos os direitos reservados pertence a Luh Fernandez. Proibida Reprodução. Tecnologia do Blogger.