O que há de novo?
Loading...


Química melhor para os cabelos: Guanidina ou Tioglicolato de amônia

Com a tecnologia ao nosso lado ficou mais fácil entender sobre produtos capilares e também em adquiri-los. O que era vendido somente por profissionais da área, hoje em dia, está à disposição dos consumidores comuns. A internet propiciou a milhares de pessoas facilidade em comprar produtos em geral. Como esse post o foco são produtos de alisamentos e relaxamentos, eu posso afirmar foi o paraíso para mulheres que adoram tratar de seus próprios cabelos. Entretanto, muitas delas não sabem ao certo diferencias os princípios ativos e correm o risco de danificar a fibra capilar pela incompatibilidade das fórmulas. Quando duas químicas diferentes se chocam causam danos aos fios como: ressecamento, pontas ásperas, fios elásticos, quebra, queda, emborrachamento da fibra capilar, fragilidade e o pior de todos; o corte químico.

Você sabe a diferença entre a guanidina e tioglicolato de amônia?
Essas químicas são incompatíveis e não devem ser usadas por cima dos fios que são tratados por uma delas. Essa facilidade de comprar os produtos de alisamento de uso profissional, muitas mulheres acabam danificando sua fibra capilar, pois não sabem diferenciar o tipo de alisamento causando danos enormes e muitas das vezes somente um corte resolve o estrago. O mais indicado quando se faz procedimento químico é permanecer somente com um tipo de química e não ficar experimentando pra saber qual alisa melhor. No caso de trocá-las é indispensável fazer teste de mecha e esperar alguns dias para ver a reação dos fios e aplicar com pausa de 6 meses, esse é o tempo recomendado por profissionais.

Existem variedades de progressivas no mercado com vários princípios ativos: base de formol, ácido glioxílico, glutaral e carbocisteína, então ao escolher uma química é importante ter certeza que jamais colocar em seus cabelos as incompatíveis, mas é importante teste de mecha. Quando for adquirir uma progressiva observe a fórmula do produto e use somente com os mesmo princípios ativos. As progressivas conhecidas como: definitiva ou inteligente são à base de guanidina e tioglicolato de amônia, essas são incompatíveis e pode causar danos aos fios. Alguns alisamentos devem ser feito por profissionais qualificados para conseguir o melhor resultado, mas necessário dizer para a cabeleireira o que você já fez nos seus cabelos para ter sucesso no procedimento escolhido para não danificá-los, então aproveita as dicas e veja a diferença entre guanidina e tioglicolato de amônia.

Guanidina – em hipótese alguma use em cabelos que são tratados com amônia, henê ou alisante (principio ativo tioglicolato de amônia). Se você optou pela guanidina e pretende tingir os cabelos não é indicado o uso de coloração permanente que tem em sua formulação amônia e água oxigenada para não causar quebra ou deixá-los elásticos, mas se preciso for use tintura a base de água ou sem amônia e somente após 1 semana da aplicação da guanidina, porém faça antes o teste de mecha para ver a reação e após tingi-lo faça hidratações para fortalecer os fios.
Tioglicolato de amônia – quem optou em usá-la também não devem ser usados em cabelos com outras químicas com principio ativo como: guanidina e henê (pirogalol), mas para quem gosta de mudar o visual, os cabelos que usam esse tipo de química podem receber oxigenada de baixo volume de oxidante. Por isso, pode ser feito reflexos com coloração e balayage com descolorante e tinturas em geral, mas é de extrema importância ao usar qualquer química fazer o teste de mecha para ter certeza que o cabelo aguenta tal procedimento.
Em relação aos cuidados dos cabelos todo cuidado é pouco. Por isso, ao se aventurar em mudar o seu visual escolha sempre aquela química compatível com a que você tem no momento e se pretender trocá-la é necessário uma pausa de 6 meses para começar o tratamento na raiz dos seus fios para não acontecer nenhum imprevisto.

Você tem costume em cuidar dos seus cabelos?

Costuma comprar produtos capilares pela internet?
Quais sites você costuma comprar?
Conte para nós.
Sua opinião é sempre bem-vinda!



Como tratar de maneira correta dos seus cachos

Aprenda como cuidar dos seus cachos! 

- Como cuidar de cabelos cacheados e ressecados:

Não é nenhuma novidade em dizer que os cabelos crespos e cacheados são mais ressecados do que cabelos naturalmente lisos, a oleosidade natural do couro cabeludo encontra obstáculos até chegar às pontas. Entretanto, existem truques que podem ajudar a disfarçar os fios para não ficar com aspectos ressecados, para isso não acontecer, normalmente recorremos à umectação com óleos vegetais (óleo de coco, óleo de abacate, óleo de amêndoas, glicerina, azeite de oliva, óleo de argan, óleo de macadamia, entre vários outros) ou produtos como reparadores de pontas e serum. Essas são soluções mais fáceis para evitar a deficiência de “lubrificação da fibra capilar”.

O toque áspero e os frizz’s na maioria das vezes são inevitáveis, além da falta de brilho e fios quebradiços, são fatores que levam algumas mulheres a recorrer aos alisamentos para facilitar no dia a dia. Por isso, é importante saber cuidar bem dos seus cachos. Com o tratamento ideal para seus cabelos, eles vão a cada dia se tornando mais saudáveis com brilho, hidratados e com balanço. Desta forma, evita-se usar procedimentos químicos. Preserve a fibra capilar e tenha cabelos cacheados maravilhosos. Pode ter certeza não é muito complicado é só ter força de vontade e cuidados básicos.

- Segredos para ter cabelos cacheados perfeitos: 
Primeiramente, o couro cabeludo precisa ser higienizado para evitar acúmulo de resíduos, é importante que os folículos pilosos estejam desobstruídos para poder “respirar”, esses cuidados evitam queda e a raiz consegue se desenvolver adequadamente tendo um crescimento de fios mais saudáveis.

- Shampoo em cabelos cacheados:
Existem pessoas que não usam shampoo em seus cachos. Entretanto, os produtos usados são escolhidos rigorosamente e não contêm inúmeros itens em suas formulações. Os petrolatos são os principais itens cortados, mas não é somente a parafina líquida, são todos os componentes que são insolúveis em água. Quer dizer: se você faz uso de “produtos proibidos” é necessário o uso de shampoo com sulfato para remover esses acúmulos de resíduos dos fios para ter um cabelo com balanço e brilho. Com os fios impregnados, eles se tornam pesados, sem movimento e opacos.

Na hora de lavar os fios não é necessário usar shampoo no comprimento, faça massagens circulares somente no couro cabeludo, além de fazer a higienização correta, esse movimento estimula a produção de sebo que irá proteger o couro cabeludo e os fios. Nunca faça massagem no comprimento somente desliza as mãos, essa espuma é o suficiente para higienizá-los. Você pode optar em usar shampoo 1 ou 2 vezes na semana que será a quantidade adequada para não ressecá-los, mas lembre-se é importante usar shampoo para seu tipo de cabelo. Cabelos cacheados podem sim ser lavados diariamente, porém é indispensável o uso de produtos que repõem a hidratação e nutrientes perdidos para manter a fibra saudáveis caso contrário os fios se tornarão ressecados.

- Excesso de cremes nos cabelos:
Máscaras capilares e condicionadores não são aconselháveis deixar nos fios e devem ser enxaguados. Por isso, para definir os cachos existem produtos específicos para esse fim. O recomendado é usar ativadores de cachos, cremes sem enxágue ou mousses, somente usem no comprimento as pontas e evite usar próximo ao couro cabeludo que já tem a oleosidade natural e não a necessidade de cremes.

-Hidratações semanais nos cabelos:
Como os fios são naturalmente ressecados é indispensável fazer hidratações semanais, em alguns casos é indicado até 2 vezes na semana. Com o tratamento correto é possível recuperá-los, devolvendo a água, nutrientes e aminoácidos. Então, faça tratamento sem exageros para não sobrecarregar os fios e ter resultado inverso.

- Cabelos cacheados naturalmente precisam de queratina:
Os cabelos necessitam de queratina, mesmos os cacheados, principalmente os que são lavados diariamente. A queratina tem a função de manter os fios fortes, resistentes e com elasticidade, mas em excesso eles ficam rígidos. Então, use 1 vez ao mês que será o suficiente, se notar fragilidade do mesmo, faça a cada 15 dias.

Componentes importantes nas máscaras capilares
- Máscaras de hidratação: 
Elas devem ser ricas em água, extratos vegetais, proteínas do leite e da seda, aloe vera, panthenol, geleia real e soja, pois o objetivo é exatamente repor a água perdida dos fios, são elas que mantêm os fios hidratados por mais tempo. 

- Máscaras de nutrição: 
O objetivo é repor nutrientes perdidos, elas devem ser ricas em óleos, tutano, manteiga de karitê, manteiga de macadâmia, óleo de coco, óleo de argan, óleo de abacate, chocolate, ceramidas e silicone para devolver a oleosidade dos fios que tanto um cabelo cacheado precisa.

- Máscaras reconstrutoras: 
O objetivo é fortalecer a fibra capilar, devolvendo a flexibilidade e resistência. O indicado é usar produtos que tem em sua formulação queratina, proteína hidrolisada,colágeno, aminoácidos e proteínas
do trigo. 

Os tratamentos devem ser bem administrados para que os cabelos não desidratem e percam os cachos. 
Como definir os cachos
  • O melhor método são produtos sem enxágue ou ativadores de cachos.
  • Evite pentear os cabelos quando estão secos para não danificar a fibra capilar com o atrito do material.
  • Use pentes de madeiras ou com dentes largos.
  • Desembarace os fios molhados com muito cuidado, iniciando sempre das pontas a raiz.
  • Corte as pontas periodicamente em intervalos de 3 a 6 meses para evitar ressecamentos e para manter o controle dos cachos.
  • Para finalizar, a melhor opção é corte de cabelo repicado em camadas para eles não armarem.
Seguindo essas dicas tenho certeza que você terá um cabelo que sempre sonhou!
Como você cuida dos seus cachos?
Conte para nós, sua opinião é sempre bem-vinda! 


Como manter os cabelos bonitos e saudáveis

Com a tecnologia ao nosso lado, hoje em dia é mais fácil cuidar dos próprios cabelos. Existem infinidades de produtos capilares e dicas a disposição na internet tanto em sites, blogs ou mesmo nas redes sociais, é só saber diagnosticar o que seu cabelo necessita para fazer o tratamento correto. Por isso, eu quero passar algumas dicas interessantes para você também conseguir ter os cabelos bonitos e saudáveis. 

- Cabelos opacos e ressecados:
Quando os aspectos dos cabelos estão sem brilho e muito ressecados o indicado é usar vitaminas B5 e C. Ao optar por hidratação escolha máscaras capilares que têm em suas formulações esses componentes ou compre separados as ampolas de vitaminas e misture em suas máscaras de hidratações. Os fios precisam repor água para manter saudáveis. Então, faça hidratações 1 vez na semana para recuperar a maciez perdida e depois faça manutenções mensais. 

- Cabelos com pontas duplas:
Pontas duplas infelizmente só cortando-as que se livra definitivamente, mas tem algumas dicas que podem evitá-las ou mesmo disfarçá-las. Quando as pontas duplas estão instaladas e você não pretende cortá-las o indicado é usar serum, reparadores de pontas ou qualquer outro tipo de óleo capilar, esses produtos disfarçam selando-as temporariamente, ao lavar os fios as pontas voltarão a se abrir. No mercado existem produtos regeneradores de pontas são tratamentos indicados para manter os fios saudáveis e evitam o aumento dessas pontas duplas. Você também pode investir em vitaminas B5 e C, que vão agir nos cabelos hidratando-os e evitando o ressecamento dessas pontas. 

- Cabelos com quebras:
Normalmente a quebra é fragilidade dos fios, é necessário tratamento para devolver a elasticidade e fortalecê-los. O tratamento recomendado é usar vitaminas C e E, esses componentes devolvem a flexibilidade e resistência, também são indicados o uso de queratina, porém em excesso pode ter efeito inverso e deixá-los rígidos. Escolham máscaras de nutrições e faça o tratamento a cada 15 dias. A queratina pode ser usada 1 vez ao mês. 

- Cabelos quimicamente tratados:
Os cabelos tratados com alisante, permanente ou mesmo tintura, precisam repor nutrientes e aminoácidos perdidos, pois são tratamentos agressivos. Use vitaminas B5, C e E. A queratina também é necessária para ter fios mais fortes. Nesse caso o cronograma capilar (hidratação – nutrição – reconstrução) é indispensável se você deseja um cabelo bonito e resistente. Os tratamentos são recomendados 2 vezes na semana até recuperá-los. 

- Shampoo neutro ou pH baixo:
Eu indico para qualquer tipo de cabelo o uso desses shampoos para não danificar a fibra capilar. 

- Shampoo de limpeza profunda ou antiressíduo:
No caso desses shampoos eu recomendo o uso somente para higienizar o couro cabeludo uma vez ao mês para desobstruir os folículos pilosos. Não é aconselhável o uso na fibra capilar para não agredi-las, a não ser no caso de uma progressiva que precisa abrir as cutículas (escamas dos fios). Quem faz uso de produtos com parafina liquida pode optar em usar shampoo com sulfato que irá limpar bem os fios. 

- Condicionadores:
O correto é usar para seu tipo de cabelo. Esse produto ajuda a selar as cutículas. Por essa razão, segura as hidratações por mais tempo. Eles têm funções de proteger e evitar o ressecamento dos cabelos.

Essas dicas são eficazes se forem bem administradas. Desta forma, você terá cabelos macios, brilhantes e sedosos como toda mulher deseja.
O que você costuma usar nos fios para mantê-los bonitos e saudáveis?


Conte para nós, sua participação é importante. 

Creme caseiro redutor de medidas e gorduras localizadas

A massagem modeladora é recomendada para pessoas que desejam modificar a silhueta. Ela ajuda a dar forma ao corpo dissolvendo as gorduras localizadas e reduzindo medidas, mas para um melhor resultado é indicado o uso de cremes específicos para acelerar essa queima de gorduras. Existem vários cremes para esse tipo de tratamento no mercado, mas se você adora experimentar dicas caseiras, eu vou te indicar um creme caseiro redutor de medidas, porém antes de fazer uso desse creme é importante estimular a região com massagem modeladora, pois ela ajudará na quebra das gorduras indesejadas o resultado será mais significativo e também pratique algum tipo de atividade física.

Vamos à receita.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de argila verde
- 1 colher (sopa) de líquido crioterápico de menta
- 1 colher (sopa) de Extrato de guaraná

Modo de preparo:
Em um recipiente de plástico misture todos os ingredientes até ficar uma mistura consistente (tipo creme) para facilitar no seu manuseio. 

Depois de estimular a região a ser tratada pela massagem modeladora, passe o creme redutor de medidas. 

Deixa-o agir aproximadamente 40 minutos e após retire com água fria. 

É recomendo repetir esse tratamento 2 vezes na semana até conseguir resultados desejados.

Personalizando antitranspirante em creme com a mesma essência de seu perfume

Eu adoro experimentar receitas caseiras, porém alguns experimentos nem sempre sai como esperado. Entretanto, aquilo que da certo eu amo compartilhar. 

Eu não costumo usar desodorante em aerossol. Todavia, eu e prefiro os desodorantes antitranspirante em creme, mas a essência não combina com meu perfume e isso não me agrada, pois o correto ao se perfumar é em hipótese alguma misturar as fragrâncias.

Quer dizer: o desodorante e o perfume devem ser da mesma essência.



O que eu normalmente faço para conseguir o mesmo odor?
Eu costumo comprar desodorante antitranspirante em creme neutro ou sem perfume e para deixá-lo com a mesma fragrância eu borrifo algumas vezes o meu perfume preferido dentro desse potinho e mantenho-o em repouso por 5 dias para a essência se fixar. Desta forma, eu tenho desodorante em creme personalizado com a mesma fragrância do perfume. Obs.: Não faça com antitranspirante perfumado somente o neutro.

Você já testou usar desta forma?
Conte para nós, a sua participação é sempre bem vinda.

Loção capilar caseira para queda de cabelos

Cabelos não param de cair
A queda de cabelo é um dos motivos que deixa qualquer pessoa desesperada, mas tem algumas coisas que devemos evitar enquanto os cabelos continuam a cair para cessar o problema. Sei que ver os fios caindo é um desespero. Porém, não adianta ficar nervoso. Por isso, devemos ter calma, porque 25% da queda são causadas por culpa do estresse, má alimentação e uso errado de químicas. Você já pensou em como sua saúde está?

Confira abaixo como você pode reverter essa situação:
Ansiedade!

É uma das causas que acelera a queda dos cabelos, o que você pode fazer é tentar não ficar muito ansioso e querer resolver tudo de uma vez e estressar por não resolver os problemas, ficar nervoso pode piorar o grau da queda, então aprenda a contar até dez, mas e se caso for depressão então procure um médico urgente.

Uma boa alimentação!
Evitar comer frituras, açucares, tomar bebidas alcoólicas e fumar, isso só vai piorar a sua situação, em vez disso, inclua em sua alimentação mais castanha, amendoim, nozes e coma mais ovos, frangos e carnes. A proteína é o melhor amigo do seu cabelo, contudo devemos incluir em nossa alimentação os legumes, hortaliças e bastante água.

Cuidados a se tomar!
Se a queda tiver acentuada evite usar químicas como: tinturas, descoloração, tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio, guanidina, henê e progressivas, essas químicas podem agravar ainda mais a sua queda, entretanto se for utilizá-las evita encostá-las no couro cabeludo, o resíduo desses produtos podem enfraquecer ainda mais o bulbo capilar e jamais faça progressiva com formol acima de 0,2% é perigoso não só para seu cabelo, mais também para sua saúde. Se o cabelo estiver com queda, evite a escova e chapinha, mas caso tiver que fazê-lo não deixa de passar um produto termoativado que protege os fios e os deixam mais hidratados. Você também pode optar pelos suplementos alimentares vitamínicos, mas o recomendado que seja prescrito por um dermatologista, contudo os tônicos fortalecedores são bem-vindos nessas horas e pode ser utilizados para estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo, porém não devem ser usados em excesso faça a pausa descrita na embalagem.
Essas dicas se forem seguidas a risca com certeza seu cabelo voltará a crescer novamente e mais forte.

Essa receita é para quem sofre com queda de cabelo e não sabe mais o que fazer para cessar esse problema. É uma loção capilar que pode ser usada por homens e mulheres.

Confira loção capilar caseira para acabar com a queda dos cabelos
Ingredientes:

- 1/2 litro de Chá de confrey
- 1 vidro de Bepantol B12
- 500 ml Álcool de cereais

Modo de preparo:
Misturar o chá de confrey, com o álcool de cereais e o Bepantol B12.
Colocar em um recipiente com tampa e aplicar diariamente com um chumaço de algodão no couro cabeludo, deixar agir por 15 minutos e lavar os cabelos normalmente.


As informações fornecidas no Blog da Beleza Perfeita são para simples referência. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde e nada substitui a palavra de um especialista.
Copyright © 2009 a 2024 Todos os direitos reservados pertence a Luh Fernandez. Proibida Reprodução. Tecnologia do Blogger.